Conheça as cirurgias mais comuns do aparelho digestivo
Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasivaPostado em: 10/07/2022
As cirurgias do aparelho digestivo podem ser recomendadas em várias situações, como nos casos de acidentes em que os órgãos foram feridos ou em doenças e inflamações, por exemplo. Elas podem ser realizadas no intestino, no esôfago, no fígado, no estômago, no pâncreas e nas vias biliares, entrevoutras estruturas, sendo paliativas ou curativas.
Existem diversas técnicas que são aplicadas pelo cirurgião, mas no conteúdo de hoje você conhecerá as principais. Continue sua leitura e saiba mais!
Apendicectomia
A Apendicectomia é a cirurgia de remoção do apêndice, recomendada para os casos de apendicite aguda. Ela pode ser realizada de forma aberta ou pela videolaparoscopia: uma técnica minimamente invasiva na qual são feitas apenas pequenas incisões.
Colostomia
A Colostomia cria uma saída para o conteúdo do intestino grosso a partir da parede abdominal, de modo que as fezes são descartadas antes de chegarem ao ânus. Ela é recomendada quando uma parte do intestino precisa ser colocada para fora, seja para tratar uma lesão, uma doença ou um tumor. O conteúdo intestinal é coletado por uma bolsa (conectada ao abdômen) e esse quadro pode ser definitivo ou temporário, de acordo com as questões de cada paciente.
Gastrectomia
A Gastrectomia é a retirada estomacal, realizada em casos de úlceras graves, de tumores ou de tratamento da obesidade, por exemplo. Existem três modalidades dessa operação: a total (na qual podem ser removidas inclusive partes do esôfago, do pâncreas e do intestino, por exemplo), a parcial (na qual apenas uma parte do órgão é retirada) e a vertical (na qual é removida apenas a lateral esquerda do estômago). A escolha dependerá das demandas do paciente e de suas particularidades.
Hernioplastia
A Hernioplastia visa corrigir o deslocamento de um órgão – ou parte de um órgão – do aparelho digestivo, devolvendo-o à sua posição adequada e consertando o orifício pelo qual ele passou. A correção da hérnia de hiato, especificamente, também é conhecida como cirurgia de refluxo, aliviando uma série de incômodos estomacais. O procedimento pode ser feito pela videolaparoscopia ou pela operação tradicional (aberta).
Hemorroidectomia
A cirurgia consiste na remoção das hemorroidas, que são veias inflamadas na região do reto e do ânus. Ela trata tanto das veias externas quanto das internas, compreendendo vários procedimentos para se adequar a cada demanda. A operação também pode ser aberta ou videolaparoscópica.
Colecistectomia
A Colecistectomia consiste na retirada da vesícula biliar, que é necessária quando existem problemas como inflamações, pólipos ou cálculos. O cirurgião remove a vesícula e adapta os ductos biliares e o intestino, possibilitando que a bile continue a passar sem nenhuma dificuldade. O procedimento também pode ser aberto ou minimamente invasivo.
Existem ainda outros tipos de cirurgia do aparelho digestivo, como a Fissurectomia e a Fistulectomia anal (que tratam fissuras na área da fístula anal). Com os exemplos citados até aqui, porém, você já conhece as operações mais recorrentes. Espero que tenha gostado do conteúdo e, se estiver com algum sintoma de problemas digestivos, não deixe de entrar em contato!