Testes de triagem para câncer colorretal: importância e opções disponíveis

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

A triagem para Câncer Colorretal ajuda a detectar essa doença mesmo em pessoas sem sintomas. Diversos métodos estão disponíveis para esse objetivo.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre essa triagem. Tenha uma boa leitura!

câncer colorretal

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é um câncer que afeta o cólon (intestino grosso) ou o reto. Essa é uma das formas mais comuns de câncer, podendo se desenvolver, inclusive, lentamente ao longo de anos. 

Existem dois principais tipos de câncer colorretal: o adenocarcinoma, que se origina nas células do revestimento do cólon ou do reto, e os tumores carcinoides, que se originam nas células neuroendócrinas.

Importante:

O câncer colorretal frequentemente não causa sintomas em seus estágios iniciais. Por isso, consultas e exames de rotina regulares são fundamentais para todos, mesmo se você não estiver sentindo ou percebendo nada diferente.

O que são testes de triagem para câncer colorretal?

Os testes de triagem para câncer colorretal são procedimentos médicos que visam identificar precocemente sinais de câncer ou lesões pré-cancerosas no cólon ou reto, geralmente em pessoas sem sintomas. Sua importância reside, inclusive, na detecção precoce da doença. 

O câncer colorretal frequentemente não causa sintomas em seus estágios iniciais, tornando os testes de triagem fundamentais para identificar problemas antes que avancem. Isso reduz riscos e permite tratamentos menos invasivos, por exemplo.

Quais são os testes de triagem para câncer colorretal mais comuns?

Existem várias técnicas de triagem disponíveis, como:

  • Colonoscopia: Este é o método mais abrangente e recomendado para a triagem de câncer colorretal. Envolve a inserção de um tubo flexível no reto para visualizar o cólon, podendo inclusive remover pólipos pré-cancerosos;
  • Teste de sangue oculto nas fezes: Esse teste detecta traços de sangue que não ficaram perceptíveis a olho nu nas fezes, que podem indicar a presença de câncer colorretal;
  • Sigmoidoscopia: Semelhante à colonoscopia, mas focada apenas no reto e no cólon sigmoide;
  • Tomografia computadorizada virtual do cólon: Usa raios-X e computadores para criar imagens detalhadas do cólon.

É importante discutir com um médico qual ou quais testes são mais apropriado para cada situação.

Se houver suspeita de câncer por qualquer motivo, é importante agendar consulta médica em uma data próxima com um especialista. Se informe sobre credenciais e formação do profissional, buscando também informações sobre sua reputação.

Os testes de triagem de Câncer Colorretal são muito importantes. Eles permitem que essa doença seja identificada até pessoas sem sintomas. 

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o Dr. Marcel, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.