Tratamento de Câncer de Estômago: opções cirúrgicas, radioterapia e quimioterapia

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

Postado em: 05/01/2024

O tratamento do Câncer de Estômago deve ser personalizado, de forma que os métodos são indicados de acordo com particularidade de cada caso. Hoje vamos trazer exemplos de tipos de tratamento, com um resumo sobre eles.

Continue a leitura para conferir! Vamos lá?

O que é o câncer de estômago?

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é uma condição maligna que se desenvolve nas células do revestimento interno do estômago. O tipo mais comum deste câncer é o adenocarcinoma, originando-se nas glândulas do estômago responsáveis pela produção de muco e sucos digestivos. 

Vários fatores de risco estão associados ao desenvolvimento do câncer gástrico, incluindo a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, histórico familiar de câncer de estômago, consumo de alimentos defumados, em conserva e processados, além de condições médicas como úlceras estomacais crônicas e anemia perniciosa, mas a doença também pode ocorrer por outros fatores.

O diagnóstico diagnóstico geralmente envolve procedimentos como endoscopia, biópsia e exames de imagem, permitindo uma avaliação precisa da extensão da doença. 

Quais são os tipos de tratamento mais conhecidos para câncer de estômago?

O tratamento do câncer de estômago varia de acordo com o estágio da doença, a localização do tumor e especificidades do paciente. Confira a seguir alguns tipos de tratamento mais conhecidos!

Cirurgia

A cirurgia pode ser considerada no tratamento do câncer de estômago, sendo que o tipo de intervenção depende da localização e do estágio do câncer. O objetivo é a remoção do tumor, podendo ser necessário ou não intervir em estruturas relacionadas, de acordo com particularidades de cada situação.

Quimioterapia

A quimioterapia utiliza agentes para destruir ou controlar as células cancerosas. Ela pode ser utilizada como tratamento principal em certas circunstâncias ou pode ser um tratamento adjuvante, sendo um complemento para o tratamento cirúrgico, se necessário. Nessas situações, ela pode ser administrada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor ou após a cirurgia para eliminar células cancerosas remanescentes. 

A quimioterapia também pode ser utilizada para aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Radioterapia

A radioterapia envolve a utilização de radiações ionizantes para destruir as células cancerosas ou impedir seu crescimento. Se necessário, ela pode ser considerada antes da cirurgia para encolher o tumor ou após a cirurgia para prevenir a recorrência. 

Dependendo do caso, a radioterapia pode ser utilizada como tratamento principal. Ela é frequentemente uma opção para pacientes que não são candidatos à cirurgia, oferecendo uma abordagem menos invasiva.

Terapia-alvo

Essa abordagem visa destruir ou reduzir moléculas específicas envolvidas no crescimento e na sobrevivência das células cancerosas. Medicamentos de terapia-alvo são projetados para se direcionar a células específicas. 

Imunoterapia

A imunoterapia é uma abordagem que estimula o sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células cancerosas. Ela pode ser utilizada em diferentes estágios do câncer de estômago.

Cuidados paliativos

Ao contrário do que muitos pensam os cuidados paliativos são benéficos para pacientes com diferentes estágios de câncer e não apenas para casos avançados. Essa forma de assistência visa aliviar sintomas, melhorar a qualidade de vida e oferecer suporte emocional tanto para o paciente quanto para pessoas próximas, podendo ser considerado com outros métodos de tratamento, como os mencionados anteriormente.

O tratamento do “Câncer de Estômago” deve ser individualizado, podendo envolver profissionais como oncologistas e cirurgiões digestivos (como o Dr. Marcel). A escolha das modalidades deve ser feita a partir de uma avaliação cuidadosa por parte da equipe médica, considerando a opinião do paciente. 

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Marcel como cirurgião do aparelho digestivo, você pode entrar em contato!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.