Saiba mais sobre a Oncologia

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva
Oncologia

A Oncologia é a especialidade médica que estuda o câncer. Por ser uma área muito grande, muitas vezes temos oncologistas especializados em alguns tipos de tumores. Área inclui o estudo genético do câncer, onde o especialista estuda a transmissão hereditária de certos tumores e tem o objetivo de retardar ou evitar o aparecimento em outros membros da família. Uma área importante é a prevenção ou detecção precoce do câncer, o que aumenta muito as chances de cura.

O tratamento oncológico é multidisciplinar, ou seja envolve diversos profissionais médicos. Os principais médicos envolvidos são o radiologista (ajuda a diagnosticar os tumores por meio de exames de imagem, tomografia, ressonância), médico nuclear (diagnóstico por meio de PET-CT), oncologista clínico (ajuda a determinar e administrar quimioterapia antes ou depois da cirurgia), radioterapeuta (aplicação de radioterapia, quando indicada) e cirurgião (responsável por realizar tratamento cirúrgico com intuito curativo ou paliativo) 

Entre os principais tratamentos atuais disponíveis estão: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia. Também pode ser necessária a combinação desses tratamentos.

Como o tratamento oncológico deve ser individualizado, uma reunião multidisciplinar com todos profissionais envolvidos ajuda a determinar o melhor tratamento para cada indivíduo que pode ser diferente mesmo se tratando de doenças semelhantes.

Áreas de atuação do Dr. Marcel Autran

O Dr. Marcel Autran possui experiência em cirurgias de alta complexidade. Tem grande experiência no uso de técnicas minimamente invasivas como a videolaparoscopia (desde 1996) ou a cirurgia robótica (desde 2008).  

Dentre os principais tratamentos realizados pelo profissional estão a cirurgia do câncer de fígado (carcinoma hepatocelular ou hepatocarcinoma, colangiocarcinoma intra-hepático), das vias biliares (câncer de vesícula e colangiocarcinoma extra-hepático) e do pâncreas (adenocarcinoma ductal, tumor neuroendócrino, tumor de Frantz, IPMN). Além disso possui experiência com o sistema digestivo como um todo, especialmente estômago, intestino e cólon.

Como você pode notar, a área de Oncologia é bastante ampla e, por isso, muitos dos profissionais, como é o caso do Dr. Marcel Autran, se especializam em determinada região, a fim de oferecer o melhor tratamento aos pacientes.

Se você tem dúvidas sobre como anda a saúde do seu sistema digestivo, entre em contato com o Dr. Marcel Autran.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.