Quando operar pedras na vesícula?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva
Quando operar pedras na vesícula

Postado em: 22/06/2021

Sabia que é possível você ter pedras na vesícula, popular “pedras nos rins” e nem saber disso? Pois é. A maioria dos pacientes só acaba descobrindo a presença da condição, quando passam por exames de rotina, muitas vezes, sem ao menos apresentar sintomas.

Mas afinal, você sabe quando operar pedras na vesícula? Saiba que somente um profissional de medicina, especialista nessa área, pode avaliar o caso. Além disso, essa análise precisa ser feita de forma individualizada, com a realização de exames e posterior tratamento.

Pedra na vesícula: por que ocorre o problema?

Antes de mais nada, a vesícula é fundamental no processo de digestão. Ela tem a função de armazenar a bile (substância líquida produzida pelo fígado), que ajuda no processo de digestão de alimentos gordurosos.

Contudo, esta substância líquida é rica em colesterol. E, em alguns casos, podem se transformar em pedras. Sua capacidade é limitada. Quando ela está cheia, pelas mais diversas razões, o corpo soluciona o problema eliminando a água, formando as pedras.

Quando essas pedras se formam, o indivíduo pode apresentar dores abdominais e cólicas. Contudo, grande parte dos pacientes não chega a perceber os sintomas. O problema começa a aumentar quando a pedra que se forma é maior que o orifício da vesícula, o que causa uma pressão, com forte dor no abdômen.

Quando operar?

Por mais que os sintomas sejam apenas cólicas, recomenda-se a cirurgia. Ela é chamada de colecistectomia. No procedimento cirúrgico, as pedras são destruídas para desobstrução das vias biliares e retira-se a vesícula para evitar recorrências. 

Para pacientes com pedras formadas inteiramente por colesterol, há alternativas com remédio. Mas o processo pode durar anos, um processo bastante longo.

Você tem alguma dúvida sobre quando operar pedra na vesícula? Entre em contato com o Dr. Marcel Autran!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.