Quando a dor no estômago é preocupante?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

Agência de atendimento: Shantal

A dor no estômago se manifesta na região superior do abdômen, podendo ser acompanhada de flatulência, náuseas ou queimação – entre outros sintomas –, dependendo da sua origem. Ela geralmente não indica nada de grave, sendo somente um mal-estar passageiro que não gera grandes complicações. Existem algumas dores, porém, que são sintomas de problemas mais sérios e que exigem até mesmo intervenções de urgência. Continue sua leitura e saiba mais sobre as causas das dores de estômago!

quando-a-dor-no-estomago-e-preocupante

Quais são as causas mais simples da dor de estômago?

As dores podem indicar uma série de fatores, inclusive alterações em outros órgãos – como o esôfago e o intestino, por exemplo. Esses problemas também devem ser tratados e respeitados pelo paciente, mas não apresentam, inicialmente, consequências tão agravantes para sua saúde geral. Conheça as principais causas desse sintoma.

Gastrite

A gastrite pode se manifestar com dores intensas ou moderadas, trazendo a sensação de queimação e podendo ser acompanhada por náuseas e gases. Ela é causada pelos maus hábitos alimentares, pelo uso de alguns medicamentos e até pelo estresse do dia a dia, sendo importante trata-lá para melhorar seu bem-estar.

Esofagite

A esofagite é uma inflamação provocada pelo refluxo gastroesofágico, trazendo a sensação de queimação no tórax e dor estomacal. Os seus sintomas podem piorar depois de uma refeição ou durante o período da noite, causando ainda mais desconforto ao paciente.

Má digestão

Essa é a consequência da ingestão excessiva de alimentos ou do consumo de alimentos inadequados, que utilizam muita gordura, por exemplo. A má digestão provoca gases, refluxo, dores estomacais e diarreias, podendo durar por algumas horas após a refeição.

Quais são os problemas mais graves associados à dor de estômago?

A dor de estômago pode estar associada a outros sintomas e sinalizar uma doença ou problema grave, que traz grandes desafios para o indivíduo. Conheça alguns dos quadros mais comuns.

Pedras na vesícula

Os cálculos ou pedras na vesícula biliar podem não ser tão complicados, sendo solucionados apenas com o uso de medicações, mas também podem ser um problema agudo, necessitando de intervenção de urgência. Os principais sintomas incluem dores intensas e contínuas, que se manifestam na região superior direita do abdômen ou na boca do estômago.

Pancreatite aguda

Trata-se de uma inflamação no pâncreas que prejudica a produção de hormônios e as enzimas digestivas. Ela pode causar dores intensas e repentinas, vômito, prisão de ventre e distensão abdominal, além de riscos como a desidratação, a queda de pressão, falhas nos rins, nos pulmões e no coração e até mesmo a morte, em casos de hemorragia no pâncreas. É fundamental realizar a internação o mais rápido possível e iniciar as intervenções. 

Câncer

A dor no estômago também pode estar ligada ao câncer do estômago ou do intestino, se manifestando quando essa doença já atingiu níveis avançados. A dor pode ser acompanhada da perda de peso, de vômitos ou da sensação de saciedade.

Infarto do miocárdio

Embora isso não seja tão comum, a dor de estômago também pode sinalizar um problema no coração, como o infarto do miocárdio. Ela costuma ser acompanhada por queimação, por sensação de aperto, por náuseas, vômito, falta de ar ou suor frio, sendo essencial buscar um pronto socorro ou chamar uma ambulância.

Como saber se a dor de estômago é preocupante?

Como você pode perceber, alguns sintomas se repetem para problemas variados. As doenças e quadros mais preocupantes, de uma forma geral, apresentam sintomas mais intensos e persistentes, podendo incluir falta de ar, tonturas e até desmaios. Esses são alguns indícios de que a questão é mais grave, mas no caso de dúvidas não deixe de procurar um profissional.

 

Espero que tenha gostado de saber mais sobre as causas da dor de estômago. Entre em contato e agende sua consulta!

Este conteúdo tem por objetivo compartilhar informação útil sobre saúde.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.