Quais os benefícios da Cirurgia Minimamente Invasiva do aparelho digestivo?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

A Cirurgia Minimamente Invasiva é uma modalidade que trouxe muitas melhorias para os tratamentos do aparelho digestivo. Ela pode ser realizada para a operação de hérnias, de refluxo, de retirada da vesícula biliar, para cirurgias bariátricas e várias outras, proporcionando mais bem-estar e segurança para os pacientes.

 No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esses procedimentos e as suas vantagens principais. Tenha uma boa leitura!

quais-os-beneficios-da-cirurgia-minimamente-invasiva-do-aparelho-digestivo

O que é a Cirurgia Minimamente Invasiva do aparelho digestivo?

Esse tipo de cirurgia já é realizado na maioria dos tratamentos atuais, por trazer mais assertividade e comodidade para os indivíduos. Tratam-se de procedimentos feitos pela vídeolaparoscopia ou pela cirurgia robótica, nas quais não é necessário fazer uma grande abertura no corpo para acessar os órgãos internos.

 O procedimento se inicia com a aplicação de CO2 no abdômen do paciente, para inflar a região e ter mais espaço para trabalhar. O cirurgião realizará, então, pequenas incisões — de aproximadamente 0,5 centímetros — no local a se operar, por onde serão inseridas as pinças e uma microcâmera, entre outras ferramentas.

 Essa câmera permitirá a visualização do interior do paciente a partir de um monitor, com excelente resolução das imagens e capacidade de ampliação. Dessa maneira, as mesmas operações realizadas de forma aberta podem ser feitas com essas técnicas, de uma forma mais moderna e otimizada.

Quais são os benefícios da Cirurgia Minimamente Invasiva do aparelho digestivo?

Agora que você já sabe como a Cirurgia Minimamente Invasiva é realizada, conheça as suas vantagens que mais se destacam. Vamos lá!

Menor agressão para o organismo

Por não realizar uma grande abertura no paciente, a Cirurgia Minimamente Invasiva não expõe o organismo a condições tão vulneráveis. São reduzidos os riscos de infecção e de desconforto após a operação, de modo que o corpo não fica tão sensível quanto na cirurgia tradicional.

Recuperação rápida

Ao não provoca tantas agressões quanto uma cirurgia tradicional, reduz-se o tempo necessário para a recuperação. O indivíduo recebe alta mais cedo no hospital — geralmente um dia após o procedimento — e volta às suas atividades normais dentro de poucos meses ou semanas depois.

Maior conforto e satisfação

Por ser realizada a partir de pequenas incisões, a Cirurgia Minimamente Invasiva não é tão dolorosa no pós-operatório, proporcionando maior conforto ao longo da recuperação. A cicatrização, por sua vez, ocorre de forma mais sutil e deixa marcas discretas na região abdominal, contribuindo para a satisfação estética do paciente.

Maior segurança e precisão

Ao mesmo tempo em que o paciente fica mais confortável, os médicos têm uma melhor visualização da região abdominal, enxergando com maior clareza a área a ser operada. Essa nitidez é possível graças aos recursos do monitor e da microcâmera, que permitem ampliar as imagens sem perder a resolução. Dessa maneira, a atuação dos profissionais se torna mais assertiva e precisa, trazendo resultados mais eficazes e otimizados.

 Agora você conhece os benefícios da Cirurgia Minimamente Invadiva do aparelho digestivo! Agende uma consulta com o Dr. Marcel Autran e venha saber mais sobre esses procedimentos!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.