Quais as Vantagens da Cirurgia Robótica Para o Tratamento de Hérnia?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

A cirurgia robótica é uma técnica inovadora, que vem transformando os procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo. No conteúdo de hoje, você vai conhecer as Vantagens da Cirurgia Robótica Para o Tratamento de Hérnia — uma condição tão comum entre os pacientes.

Se você está passando por essa complicação ou ficou curioso sobre o assunto, não deixe de ler até o final! Vamos lá?

quais-as-vantagens-da-cirurgia-robotica-para-o-tratamento-de-hernia

O que é uma hérnia no aparelho digestivo?

As hérnias são condições em que um órgão — ou uma parte de um órgão — invade um espaço inadequado no organismo, passando por um orifício em um tecido. No caso do aparelho digestivo, os órgãos passam por cavidades da parede abdominal, que se encontra fragilizada por algum motivo. 

As hérnias mais comuns são as umbilicais, as inguinais e as femorais. Os fatoeres de risco desse problema incluem o carregamento de peso excessivo, o tabagismo e a tosse crônica, entre outros. 

Como é feita a cirurgia robótica para o tratamento de hérnia?

A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva, na qual o paciente fica sob o efeito de anestesia geral. O médico faz pequenas incisões em seu abdômen, por onde serão inseridos os equipamentos e uma microcâmera. 

Os instrumentos são manuseados com o uso de braços robóticos, que são controlados pelo cirurgião a partir de um console. As imagens do organismo são transmitidas em um monitor, permitindo que o médico veja todos os detalhes da parte interna do abdômen. 

As incisões são fechadas ao final da cirurgia e deixam somente cicatrizes pequenas, bem mais discretas que na cirurgia tradicional. A internação dura em torno de 2 dias, com o paciente recebendo alta e sendo orientado quanto ao pós-operatório.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica para o tratamento de hérnia?

Por ser um procedimento moderno e minimamente invasivo, a cirurgia robótica traz uma série de vantagens para o paciente. Confira as principais!

Maior segurança

Por dispensar a necessidade de um grande corte no abdômen, a cirurgia robótica deixa o paciente menos exposto a microorganismos durante a operação. Isso diminui os riscos de infecção e de complicações no pós-operatório.

Além disso, os braços robóticos são mais assertivos que as mãos humanas — mesmo as mãos de um profissional experiente. Eles alcançam lugares mais difíceis e não correm o risco de tremer, por exemplo. 

Maior conforto e bem-estar

A cirurgia robótica evita grandes cortes e perturbações no organismo do paciente. A hérnia é acessada sem precisar remover tecidos e estruturas do caminho, com as incisões sendo realizadas em locais estratégicos. 

Isso causa menos desconforto e dores no pós-operatório, deixando o paciente mais à vontade e tranquilo. Se houver algum tipo de dor ou incômodo, o médico recomendará as medicações adequadas.

Recuperação mais rápida

Mais uma vez, por não deixar o organismo tão vulnerável e por ser tão assertiva, a cirurgia robótica permite uma recuperação mais ágil. É fundamental cumprir as recomendações médicas para o pós-operatório, mas o paciente logo pode retornar para suas atividades. 

O menor tempo no hospital — com uma internação de 2 dias — também favorece o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Ele passa pelo período de recuperação em casa, fazendo repouso e se alimentando adequadamente.

Agora você conhece as “VANTAGENS DA CIRURGIA ROBÓTICA PARA O TRATAMENTO DE HÉRNIA”. Essa novidade transformará cada vez mais o dia a dia de médicos e pacientes ao redor do mundo!

Você já tinha ouvido falar nesse tipo de procedimento? Ficou com alguma dúvida sobre a operação? Se sim, não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta com o Dr. Marcel!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.