Pessoas com refluxo podem desenvolver câncer?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

Você já ouviu falar que Pessoas Com Refluxo Podem Desenvolver Câncer? É importante se informar sobre esse risco, principalmente se você lida com o refluxo há muito tempo.

No conteúdo de hoje vamos responder a essa dúvida e mostrar como funciona o tratamento dessa questão. Tenha uma boa leitura!

Pessoas-com-refluxo-podem-desenvolver-câncer

O que é refluxo?

O refluxo gastroesofágico ocorre quando os ácidos estomacais entram no esôfago, o que pode causar:

  • regurgitação;
  • rouquidão;
  • pigarro;
  • tosse;
  • dor no peito ou na garganta.

Todas as pessoas passam por esse problema em algumas situações, quando exageram nas refeições ou comem alimentos muito pesados, por exemplo. O refluxo frequente, porém, pode indicar um problema no esfíncter entre o esôfago e o estômago, o que deve ser tratado com a ajuda de um profissional.

Pessoas com refluxo podem desenvolver câncer?

O refluxo frequente pode causar danos ao esôfago, pois esse órgão não é preparado para lidar com os ácidos estomacais. Assim, podem surgir problemas como a esofagite ou o câncer de esôfago.

As células do órgão são modificadas pela presença dos ácidos, o que leva à sua mutação. As suspeitas podem ser iniciadas a partir do surgimento de sangue nas fezes, por exemplo, e o tumor pode ser tratado com uma cirurgia endoscópica (nos casos de tumores pequenos), com a retirada de parte do esôfago e/ou com a realização de quimioterapia e radioterapia.

A combinação de intervenções muitas vezes é a melhor opção. A cirurgia pode ser feita, na maioria dos casos, a partir da vídeolaparoscopia, que é uma técnica minimamente invasiva, trazendo maior segurança para o paciente.

Como evitar a ocorrência de refluxo?

Agora que você já sabe que “PESSOAS COM REFLUXO PODEM DESENVOLVER CÂNCER”, é possível compreender a importância de evitar e tratar esse problema. Um dos cuidados mais importantes é melhorar a alimentação, evitando produtos ultraprocessados e alimentos muito ácidos.

A laranja, a cebola, o alho, o vinagre, os chocolates e os refrigerantes, por exemplo, devem ser evitados. Além disso, é indicado comer, no máximo, 3 horas antes de se deitar, dando preferência às refeições menores.

É interessante levantar a cabeceira da cama cerca de 15 cm, para evitar o retorno dos alimentos. Se mesmo assim o refluxo continuar, procure um gastroenterologista para verificar a origem do problema.

É importante contar com um especialista e seguir todos os passos orientados para a recuperação. Pode ser feita uma endoscopia para investigar as causas do refluxo e as condições em que o esôfago se encontra, averiguando os danos causados para definir o melhor tratamento.

Se pessoas com refluxo podem desenvolver câncer de esôfago, o melhor que você tem a fazer é investir na prevenção. Cultive hábitos saudáveis e mantenha um acompanhamento com um profissional, principalmente se você tem histórico desse câncer na sua família.

Espero que o conteúdo de hoje tenha te ajudado. Se você sofre com refluxos frequentes ou se identificou com os sintomas mencionados, não deixe de agendar uma consulta e vir conversar. O Dr. Marcel está à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.