Mitos e verdades sobre o refluxo

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva
Mitos e verdades sobre o refluxo

Você já teve azia, dor no peito? Sabia que podem ser sintomas de refluxo? Mas afinal, refluxo é uma doença ou um sintoma?

Uma coisa sabemos: quem sofre com o problema já ouviu as mais diferentes respostas para essas perguntas! Dessa forma, vamos esclarecer os principais mitos e verdade sobre o refluxo. Fique com a gente!

Antes de tudo, vamos entender como funciona o refluxo.

Refluxo gástrico

Em suma, o refluxo gástrico consiste no retorno do suco gástrico a partir do estômago para o esôfago. E todo desconforto ocorre porque o interior do esôfago não possui proteção para esse suco gástrico. É por esse motivo que, muitas vezes, sentimos dor ou azia!

As causas para esse retorno incluem estômago muito cheio ou se o anel muscular, chamado esfíncter, que fecha o estômago, não estiver cumprindo sua função.

Mitos e verdades sobre refluxo

  • Refluxo é considerado uma doença? Verdade. Ela se chama Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Seus sintomas são muitos discretos ou até mesmo inexistentes.
  • O refluxo é apenas um engasgo? Mito. Como dito anteriormente, ela ocorre por uma falha na válvula (esfíncter) que impede que a comida do estômago volte para o esôfago.
  • O refluxo não tem ligação nenhuma com a gastrite. Mito. Ele pode sim ter relação com problemas relacionados ao nosso estômago,como a gastrite!
  • Evitar alimentos gordurosos ajuda no combate do refluxo? Verdade. Na verdade, os alimentos gordurosos são os grandes vilões para quem tem refluxo.
  • Chás caseiros podem curar o refluxo? O que acontece, na verdade, é uma amenização dos sintomas. Nenhum chá caseiro tem efeito curativo. Para tratar o refluxo, alguns especialistas optam pela reeducação alimentar com redução de gorduras, uso de medicamentos ou, em casos mais graves, cirurgia.

Por fim, recomenda-se: para todo e qualquer sintoma relacionado ao refluxo, procure sempre seu médico especializado. Ele te ajudará no tratamento mais adequado!

E aí, tirou suas dúvidas sobre o assunto! Caso precise de tratamento, entre em contato com o Dr. Marcel Autran!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.