Hérnia Inguinal Tem Perigo de Estourar?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

A Hérnia Inguinal Tem Perigo de Estourar? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes, que ficam com medo das consequências desse problema.

No conteúdo de hoje você vai tirar suas dúvidas e saber como a hérnia pode ser tratada. Tenha uma boa leitura!

Hérnia-Inguinal-Tem-Perigo-de-Estourar

O que é a hérnia inguinal?

As hérnias ocorrem quando um órgão —por parte de um órgão — se deslocam e passam por uma abertura no organismo, podendo acontecer em diferentes partes do corpo. As hérnias inguinais ocorrem quando um órgão da região abdominal passa por uma cavidade na região da virilha, podendo trazer sintomas como:

  • sensação de peso ou queimação;
  • protuberância na região, que surge quando o indivíduo tosse ou carrega peso, por exemplo.

A questão também pode ser assintomática, sendo encontrada por acaso em uma consulta médica. As hérnias são diagnosticadas com ultrassom ou com a tomografia computadorizada. Seu surgimento pode ser favorecido por várias questões, como a obesidade, o tabagismo, a gestação ou o histórico familiar.

A hérnia inguinal tem perigo de estourar?

A hérnia inguinal pode permanecer por muito tempo no organismo, sem trazer grandes consequências para o paciente. Isso nem sempre é garantido, porém, pois depende de como o órgão se movimenta e como afeta as estruturas ao redor.

Quando dizemos que “A HÉRNIA INGUINAL TEM PERIGO DE ESTOURAR”, estamos nos referindo à possibilidade de encarceramento ou estrangulamento. Essas condições são possíveis para qualquer tipo de hérnia e colocam a vida do paciente em risco.

O encarceramento ocorre quando a hérnia fica presa na cavidade, o que pode causar dor local, náuseas, vômito, cólicas e dificuldade para a liberação de gases, por exemplo. O estrangulamento, por sua vez, além de ter esses sintomas, também provoca uma torção na alça intestinal, impedindo o recebimento de sangue e oxigênio nessa parte do órgão.

Assim, pode ocorrer a chamada necrose e a estrutura pode se romper, o que levaria o paciente a óbito. Nos casos de estrangulamento, portanto, é necessária uma cirurgia de emergência.

Como é o tratamento da hérnia inguinal?

Quando um paciente é diagnosticado com hérnia inguinal, o tratamento mais indicado é a cirurgia, para evitar as complicações explicadas anteriormente. A operação só não é recomendada para casos em que a hérnia é muito pequena ou o indivíduo tem alguma condição que eu coloco em maiores riscos com procedimentos cirúrgicos.

Nessas situações, é importante manter o acompanhamento médico para verificar o desenvolvimento da hérnia. No caso da cirurgia, por outro lado, pode ser colocada uma tela para a correção da hérnia ou o órgão é devolvido ao seu local original.

O procedimento pode ser feito a partir da laparoscopia — uma técnica minimamente invasiva, que traz mais conforto e segurança para o indivíduo.

Agora você já sabe se a hérnia inguinal tem perigo de estourar. Esse é um problema que não deve ser ignorado, exigindo o tratamento assim que é percebido.

Espero que tenham gostado do conteúdo. Se ficou com alguma dúvida e quer conversar, agende um horário com o Dr. Marcel.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.