Conheça as causas do câncer de estômago

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é uma doença em que as células cancerosas se formam no revestimento do estômago. O estômago é um órgão muscular em forma de saco que se encontra na parte superior do abdômen, entre o esôfago e o intestino delgado. As Causas do Câncer de Estômago não são conhecidas, mas há fatores de risco, sendo importante a avaliação de um especialista em cirurgia do aparelho digestivo para a detecção precoce da doença.

Existem vários tipos de câncer de estômago, incluindo o adenocarcinoma, que é o tipo mais comum e se origina nas células que revestem o estômago. Outros tipos menos comuns incluem o linfoma gástrico, o sarcoma gástrico e o tumor carcinóide. Saiba mais acompanhando o artigo!

Conheça as causas do câncer de estômago

Quais são os fatores de risco para câncer no estômago?

Os fatores de risco para o câncer de estômago incluem idade avançada, histórico familiar da doença, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em alimentos defumados, salgados ou em conserva, infecção por H. pylori (uma bactéria comum que pode causar inflamação do estômago) e exposição a produtos químicos tóxicos.

Os sintomas do câncer de estômago podem incluir dor abdominal, perda de peso inexplicável, perda de apetite, náusea, vômito, inchaço abdominal, indigestão, anemia e fezes escuras ou com sangue. No entanto, muitas vezes o câncer de estômago não apresenta sintomas no estágio inicial, o que destaca a importância dos exames de triagem para detectar a doença precocemente.

Quais os sintomas do câncer de estômago?

O câncer de estômago pode não apresentar sintomas em seus estágios iniciais. À medida que o tumor cresce, podem ocorrer os seguintes sinais:

  • Dor no estômago ou dor epigástrica persistente ou desconforto abdominal;
  • Sensação de saciedade precoce durante as refeições;
  • Perda de apetite;
  • Náusea e vômito;
  • Dificuldade em engolir;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Vômito com sangue ou material semelhante a borra de café;
  • Fezes escuras (melena) ou com sangue;
  • Anemia por perda de sangue;
  • Inchaço abdominal;
  • Perda de peso não intencional;
  • Fraqueza e fadiga.

É importante lembrar que muitas dessas manifestações clínicas também podem estar relacionadas a outras condições médicas, e nem todas elas indicam a presença de câncer de estômago. No entanto, se você apresentar esses sintomas, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico adequados. O diagnóstico precoce do câncer de estômago pode aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Quais são as Causas do Câncer de Estômago?

As causas do câncer de estômago ainda são desconhecidas, mas sabe-se que certos fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Esses fatores incluem:

  • Infecção por Helicobacter pylori (H. pylori): essa bactéria pode causar inflamação crônica no estômago, que pode eventualmente levar ao câncer;
  • Histórico familiar: pessoas com parentes de primeiro grau (pais, irmãos) que tiveram câncer de estômago têm maior risco de desenvolver a doença;
  • Tabagismo: fumar aumenta o risco de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de estômago;
  • Consumo excessivo de álcool: o consumo crônico e excessivo de álcool pode aumentar o risco de câncer de estômago;
  • Dieta: uma dieta pobre em frutas e vegetais e rica em alimentos defumados, em conserva e salgados pode aumentar o risco de câncer de estômago;
  • Obesidade: pessoas com excesso de peso ou obesas têm maior risco de desenvolver câncer de estômago;
  • Anemia perniciosa: uma condição em que o corpo não pode absorver adequadamente a vitamina B12, o que pode levar a alterações pré-cancerosas no revestimento do estômago.

É importante lembrar que nem todas as pessoas que têm fatores de risco desenvolvem câncer de estômago, e muitas pessoas que têm a doença não apresentam fatores de risco conhecidos. Além disso, algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para o câncer de estômago. Se você tem um ou mais fatores de risco, converse com seu médico sobre como reduzir seu risco de desenvolver a doença.

Conclui-se que pode haver várias CAUSAS DO CÂNCER DE ESTÔMAGO, sendo as principais relacionadas a fatores de risco, como a infecção por H. pylori, o histórico familiar da doença, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, uma dieta pobre em frutas e vegetais, a obesidade e a anemia perniciosa. 

No entanto, é importante destacar que nem todas as pessoas com esses fatores de risco desenvolvem câncer de estômago e que a doença também pode ocorrer em pessoas sem fatores de risco conhecidos. 
As Causas do Câncer de Estômago são várias, sendo importante fazer a triagem em caso de suspeita do quadro. O Dr. Marcel Autran é cirurgião do aparelho digestivo e realiza o diagnóstico e tratamento da doença. Entre em contato e agende a sua consulta!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.