Quando a cirurgia do aparelho digestivo é indicada?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva
Cirurgia do aparelho digestivo

Postado em: 15/02/2021

A cirurgia do aparelho digestivo é indicada quando há alguma anormalidade no sistema gastrointestinal de um indivíduo, podendo ser no esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino delgado, cólon, reto ou ânus.

O sistema digestivo

É importante entender a complexidade do sistema digestivo que começa a partir da mastigação, absorção dos alimentos, digestão e evacuação.

Ao compreender que cada passo é fundamental para a saúde do aparelho digestivo, bem como, para o organismo de forma geral, começa-se a ter uma consciência mais ativa sobre as escolhas dos hábitos de vida, incluindo as visitas ao médico que trata doenças do aparelho digestivo.

Dessa forma, o papel dos órgãos envolvidos nesse processo é fazer com que o alimento possa ser absorvido da melhor forma pelo organismo.

Doenças que podem levar à cirurgia do aparelho digestivo

Com a correria fazendo parte da maioria da vida das pessoas, os hábitos alimentares estão cada vez mais pobres em nutrientes e ricos em produtos que, a longo prazo, causam malefícios gastrintestinais.

Sem contar outros aspectos como estresse, cigarro e álcool contribuem para que o indivíduo tenha uma queda na qualidade de vida e na sua saúde.

Crianças, adultos e até pessoas da terceira idade podem ter a necessidade de uma cirurgia do aparelho digestivo, sendo que, as principais doenças relacionadas são:

Doença do refluxo gastroesofágico

Doença que se caracteriza pelo retorno do ácido (ácido clorídrico, secretado pelo estômago para ajudar na digestão) do estômago para o esôfago, gerando irritação na mucosa do esôfago. A mucosa do estômago possui uma proteção natural contra o ácido, enquanto o esôfago não possui. Desta maneira, se houver refluxo do ácido do estômago para o esôfago, pode causar lesão, que chamamos de esofagite. Esse refluxo pode ocorrer naturalmente e sem problemas em pequena quantidade, mas quando ocorre muitas vezes e de maneira intensa (muito ácido, pH muito baixo), torna-se uma doença com muitos sintomas.

Cálculos biliares

Presença de cálculos (pedras) na vesícula biliar prejudica o funcionamento do órgão e pode levar a complicações graves como colecistite aguda, pancreatite. 

Pancreatite

Inflamação do pâncreas, que pode ter como causa primária a migração de cálculos biliares ou o consumo excessivo de álcool.

Hérnia abdominal

É caracterizado pela protrusão (abaulamento para fora) que indica a exposição parcial ou total dos órgãos por um orifício, decorrente de uma má formação ou enfraquecimento do tecido protetor interno.

Esteatose hepática

É definido pelo acúmulo de gordura no fígado. Cerca de 25 a 35% da população apresenta esse excesso. Em pessoas obesas, o problema é ainda mais frequente.

Gastrite

Pode ser causada por uma infecção bacteriana ou decorrente de uma infecção ou erosão que acomete a parte que reveste o estômago. Além disso, o uso regular de alguns medicamentos, estresse, álcool e cigarro podem ocasionar a gastrite.

Úlcera

A úlcera pode ser consequência de muitos fatores que se associam à doença, tal como a gastrite. Também pode ser devido fatores genéticos.

Síndrome do intestino irritável

É um distúrbio que afeta o intestino grosso e delgado, causando fortes contrações musculares por longos períodos, ou ainda, pode ocorrer o contrário, com contrações mais fracas que dificultam a digestão e evacuação.

Prisão de ventre

Também conhecida como constipação, as causas estão relacionadas aos maus hábitos alimentares como baixa ingestão de fibras, de água, ou ainda, o sedentarismo e em alguns casos, pode ser o efeito colateral de medicamentos.

Tumores no aparelho digestivo

Alguns tumores do aparelho digestivo, como câncer de esôfago, estômago, intestino, câncer de pâncreas e câncer de fígado,  necessitam de tratamento cirúrgico (remoção), a fim de evitar danos e complicações nos órgãos próximos à região afetada.

Sintomas que indicam seu aparelho digestivo não anda bem

Muitas vezes, os sintomas que o paciente apresenta podem passar despercebidos ou serem associados à alimentação, não levantando suspeita de que algo mais grave esteja ocorrendo. Entretanto, descobre-se muitas vezes que era um sinal inicial de alguma doença.

Atentar-se a eles, portanto, é fundamental para buscar ajuda médica especializada, a fim de diagnosticar precocemente possíveis problemas, que ainda não precisam de tratamento cirúrgico para sua resolução.

Os sinais e sintomas mais comuns são:

  • Sensação constante de cansaço;
  • Problemas de pele que não melhoram;
  • Alterações no humor, apresentando ansiedade e irritabilidade;
  • Infecções frequentes;
  • Mau hálito que não melhora com enxaguante bucal;
  • Prisão de ventre constante;
  • Dores frequentes no abdômen;
  • Anemia;
  • Perda de apetite sem causa conhecida;
  • Diarreia;
  • Azia e má digestão;
  • Boca amarga;
  • Tosse depois de comer;
  • Dor nas costas de causa desconhecida;
  • Enjoos e vômitos.

Entretanto, algumas doenças gastrointestinais podem apresentar sintomas que não se associam no princípio de sua manifestação. Por isso, o ideal é que faça exames e visitas ao médico regularmente, e dessa forma, problemas iniciais podem ser tratados, prevenindo de maiores complicações.

Cirurgias do aparelho digestivo

Algumas alternativas cirúrgicas existem atualmente para tratar problemas do aparelho digestivo, que dependerão do diagnóstico médico e condições de saúde do paciente.

Videolaparoscopia

Essa é uma técnica muito utilizada atualmente, que tem grande aplicação no tratamento de doenças do aparelho digestivo.

A videolaparoscopia é uma técnica minimamente invasiva, já que utiliza micro câmeras com cortes mínimos e que permitem a visualização dos órgãos internos e acesso dos instrumentos, deixando cicatrizes menores quando comparadas à cirurgia tradicional.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que se caracteriza pela cirurgia feita via comando robóticos controlados por um médico especializado nessa técnica. Na verdade, nada mais é que uma cirurgia videolaparoscópica com o uso de instrumentos robotizados.

É comumente indicada para casos de cirurgias mais complexas onde a videolaparoscopia tem limitação devido aos seus instrumentos que possuem mobilidade restrita. A cirurgia robótica é muito eficaz na realização mais segura de duodeno-pancreatectomia (cirurgia para retirada de câncer da cabeça do pâncreas), cirurgia de fígado, entre outras.

Benefícios da cirurgia digestiva

Considerando as causas que levam a necessidade do procedimento, bem como, os sintomas desconfortáveis que prejudicam o dia a dia do paciente, logo se vê, que o principal benefício da cirurgia do aparelho digestivo é ter qualidade de vida.

Saiba mais sobre a cirurgia do aparelho digestivo e suas indicações. Agende sua consulta e aproveite para manter sua saúde.

Artigo escrito pelo Dr. Marcel Autran

Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo com área de atuação em Cirurgia Videolaparoscópica

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.