Câncer colorretal: como as fezes podem dar sinais de alerta?

Dr. Marcel Autran Machado Especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia minimamente invasiva

O câncer colorretal começa de forma silenciosa, mas pode trazer diferentes sintomas quando o tumor se desenvolve. As fezes são uma das questões mais afetadas por essa doença, nos dando sinais de alerta que temos que conhecer.

 No conteúdo de hoje vamos apresentar os sintomas na evacuação, assim como as características mais importantes desse problema. Tenha uma boa leitura!

cancer-colorretal-como-as-fezes-dao-sinais-de-alerta

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal também é conhecido como o câncer do intestino, surgindo de uma divisão anormal das células dessa região. Podem ser afetados o intestino grosso, o reto e o ânus, se espalhando para outras partes do corpo em casos mais agravados.

 O câncer colorretal é mais comum em homens a partir dos 50 anos. Não temos muitas respostas definitivas quanto às suas causas, mas ele pode estar associado a uma má alimentação, ao histórico familiar, ao tabagismo e alcoolismo e ao surgimento de pólipos na área intestinal. 

Quais são os sintomas do câncer colorretal nas fezes?

Para se prevenir contra esse tipo de câncer, o principal é adotar uma rotina saudável e manter o acompanhamento com um especialista quando se tem um fator de risco — como a idade ou a genética, por exemplo. Os tumores colorretais geralmente são assintomáticos, trazendo algum sinal somente quando está avançado.

 De qualquer forma, é importante conhecer seus sintomas e prestar atenção. Os principais indícios, manifestados nas fezes, são: 

  • mudanças nos hábitos intestinais, com diarreias ou constipações constantes, sem um motivo aparente;
  • surgimento de sangue nas fezes, que pode ser claro ou escuro;
  • alteração do formato das fezes, que passam a ser mais alongadas e finas;
  • dores para evacuar;
  • falta de sensação de alivio ao evacuar, como se ainda houvesse um peso a ser liberado;
  • acúmulo de fezes na região abdominal, causando problemas de digestão e inchaços.

 Esses sinais variam conforme o aumento do tumor e a sua localização, sendo importante ter atenção e não menosprezar os sintomas. Esses indícios, por outro lado, podem apontar uma série de outras complicações no aparelho digestivo — como as fissuras, as úlceras e as hemorroidas.

 Dessa maneira, não tire conclusões preciptadas e procure se acalmar. Busque umespecialista e faça uma investigação!

 Outro ponto a se considerar é que os sintomas, quando passageiros, indicam geralmente coisas comuns do dia a dia — como um alimento que fez mal. As suspeitas de um câncer se iniciam quando os sinais são mais recorrentes, sem uma justificativa aparente.  

Como é o tratamento do câncer colorretal?

O diagnóstico do câncer colorretal é feito a partir da avaliação dos sintomas e do histórico do paciente, além de exames como a colonoscopia e biópsia. O tratamento é definido de acordo com a gravidade, o tamanho e a localização do tumor, considerando também se ele se espalhou ou não.

 Uma das principais intervenções é a cirurgia para retirar a região afetada do intestino, colocando uma bolsa de colostomia temporária ou definitiva — dependendo do tamanho da porção retirada.

 A operação pode ser associada, ainda, a processos de quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. É fundamental contar com um bom especialista, assim como uma equipe multidisciplinar, para proporcionar um melhor tratamento.

 O câncer colorretal tem boas chances de cura quando encontrado precocemente. Preste atenção aos sinais e faça as consultas de prevenção!

 Agora você conhece os sinais de alerta do câncer colorretal que podem ser apresentados nas fezes. Para fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.