Marcel Cerqueira Cesar Machado, André L. Montagnini, Marcel Autran C. Machado, Roberto Falzoni, Paula Volpe, José Jukemura, Emilio E. Abdo, Sonia Penteado, Telesforo Bacchella, José E. Monteiro-Cunha e Henrique W. Pinotti.

Revista Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo

Neoplasia cística do pâncreas – análise de 24 casos

RESUMO: Os autores estudaram 24 pacientes portadores de neoplasia cística do pâncreas tratados no Serviço de Cirurgia das Vias Biliares e Pâncreas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no período entre 1982 e 1993.
A idade dos pacientes variou entre 21 e 80 anos, com média de 53,5 anos. O sintoma mais freqüente foi dor abdominal incaracterística, presente em 71% dos pacientes. Emagrecimento, aumento de volume abdominal e peso pós-prandial estiveram presentes em 29%, 25% e 8% dos pacientes,
respectivamente. O diagnóstico pré-operatório foi feito através de ultrassonografia e tomografia computadorizada. Todos pacientes foram submetidos a exploração cirúrgica. O diagnóstico histopatológico foi de cistadenoma seroso em 12 doentes, cistadenoma mucinoso em dez e cistadenocarcinoma em dois doentes. As dimensões dos cistos variaram de 2,3 a 15 cm de diâmetro, sendo o cistadenoma mucinoso o que apresentou maior diâmetro. Não houve mortalidade pós-operatória.
É apresentada análise do presente material e da literatura com discussão dos métodos diagnósticos e terapêuticos.
DESCRITORES: Neoplasias de pâncreas. Cistadenoma. Cistadenocarcinoma